21 de ago. de 2013

Pen drive: programas para instalar

Olá, meus amores!
Umas coisinhas que a gente possui e que dificilmente se pergunta nada sobre eles... USB flash drive ou Memória USB Flash Drive, comumente conhecido como  PEN DRIVESacessórios cada vez mais comuns de serem encontrados em nossas mochilas, pastas e até mesmo junto à chave do carro, fazem a transferência e edição de arquivos de texto, som, imagem e qualquer outro formato. Em função de sua imensa variedade de preços e capacidades, a escolha do produto começa na função da qual ele irá se encarregar.

Se você tem um perfil de utilização doméstico e tem como necessidade a transferência de arquivos de textos, planilhas, fotos de família e algumas músicas, modelos de 2 e 4Gb darão conta do recado. Em 4Gb cabem, aproximadamente, 1.000 músicas, ou seja, um acervo considerável. Pen drives com essa capacidade são suficientes para os trabalhos da faculdade.

Para aqueles que consomem mais conteúdo, principalmente material em vídeo, como filmes e séries de TV, vale a pena investir em capacidades maiores, como os modelos de 8Gb e 16Gb. Com eles você poderá, além de carregar os arquivos de "trabalho e estudo", investir em downloads gigantescos e carregá-los para casa de amigos. Com um pequeno pendrive no bolso você garante uma tarde de cinema!
Mas, como antes do lazer temos nossos compromissos, pen drives de maior capacidade são também uma ótima solução para backups rápidos em sua máquina no trabalho, em caso de formatação, por exemplo.
Quando se fala nos pen drives em ambientes de trabalho, é importante lembrar que, solto em cima de sua mesa, ou esquecidos em uma sala de reunião podem representar um sério risco de vazamento de informação. Ciente dessa limitação, o fabricante tem desenvolvido modelos protegidos por senhas, tornando impossível o acesso aos dados sem a palavra-chave correta.
Importante avanço são os softwares que transformam seu pen drive num sintema operacional portátil. Um dos mais famosos é o U3. Com ele você carrega não só os arquivos, mas também suas aplicações, ou seja, plugou em qualquer máquina do mundo, um pen drive com o U3 simula o seu ambiente de casa com leitor de e-mails, navegador e favoritos. Uma escolha perfeita para quem está em viagem ou utiliza computadores em redes públicas na faculdade ou em lan houses.

10 programas para instalar no pen drive

Twitter

Bom dia, meus amores!!!

Sobre o TWITTER, veja o que escreveu Bráulio Tavares, escritor e compositor.


Me preveniram que é um máximo de 140 caracteres, mas não disseram se é com ou sem espaços, o que é uma grave lacuna em internetês. Mesmo assim, creio que essa limitação estilística não passa de uma “contrainte” para despertar nossa esperteza e precisão. O carvão comprimido numa super-prensa esmigalha-se sobre si mesmo e produz densas moléculas de diamante. Algo semelhante ocorre à linguagem quando comprime seus leques de significado num bloco compacto, auto-suficiente, completo em si mesmo. O Twitter foi inventado para dar aos fãs de alguém um flash eloquente, instantâneo, do que aquela pessoa está fazendo neste momento.



“Ora,”, direis, “mas a essência do Twitter é o acompanhamento, o toque que se recebe e nos dá a pista sobre os passos da pessoa”. Ou seja: é a interatividade que conta, o rastreamento, a possibilidade de fotografar à vida alheia como num Big Brother à distância. Mas – agora sou eu quem diz – de nada adiantaria isso se a gente não soubesse comprimir o essencial no obrigatório, o Todo numa fôrma. Produzir a frase exata no tamanho certo é arte do sonetista, do poeta do hai-kai, do telegrafista,do publicitário, do redator de manchetes. A veiculação, embora importante, foge à esfera do fato criador em si, pertence, se é mesmo o caso, à “estética da recepção”.

Há outras sutilezas a considerar. Quando falamos de um limite, falamos de um máximo. Um limite não atrai, apenas bloqueia. Se dizemos um máximo de 140 caracteres, não significa que cada trecho deva se esforçar para atingir esta marca. Trata-se de uma opção estética. Ritmo também conta. E ritmo se cria jogando com extensões, dosando repetições, variando intervalos. É como beber água: o copo estabelece um limite de volume, mas o que servimos e bebemos varia de acordo com nossa sede. 


E, convenhamos, 140 caracteres dá pra dizer um monte de coisas. Grandes citações literárias cabem nesse limite aparentemente exíguo. Quem o estabeleceu provavelmente estava pensando numa relação com bytes de memória, mas não importa. O limite encontrado é um copo cuja água pode matar variadas sedes. “Mundo, mundo, vasto mundo... Se eu me chamasse Raimundo, seria uma rima, não seria uma solução.” “A vida é uma história contada por um idiota, cheia de som e de fúria, e significando nada”. “Que não seja imortal, posto que é chama, mas que seja infinito enquanto dure”. “Eu canto porque o instante existe, e a minha vida está completa. Não sou alegre nem triste; sou poeta”. “O poeta é um fingidor; finge tão completamente que chega a fingir que é dor a dor que deveras sente”. 

O Twitter pode servir como uma agenda em movimento, um rastreamento do cotidiano. Mas nessa dimensão escolhida pelos programadores cabem grandes verdades, grandes momentos de poesia ou de filosofia popular. É como um buraco de fechadura deste tamanhinho, pelo qual a vista pode alcançar o mundo inteiro.


Mídia e Educação - O Uso das Mídias na Sala de Aula




20 de ago. de 2013

Tecnologia no Cotidiano: desafios para o educador

Bom dia, meus amores!

      Relendo o texto  TECNOLOGIA NO COTIDIANO: desafios para o educador de Eguemar Luiz Boelter, publicado na Revista Gestão em Rede, nº 74 em novembro de 2006, achei interessante trazê-lo ao conhecimento dos que por aqui passam em busca da troca de informações.


Abreijos

Criatividade e Tecnologia na Educação




15 de ago. de 2013

Plano de Ensino 2013.2

Plano de Ensino 2013.2

FUNDAÇÃO FRANCISCO MASCARENHAS 
FACULDADES INTEGRADAS DE PATOS 
CURSO DE PEDAGOGIA 

PLANO DE ENSINO

IDENTIFICAÇÃO:

CURSO: Pedagogia
DISCIPLINA: Educação, linguagens e Tecnologias
PROFESSORA: Maria de Fátima de Amorim
PERÍODO LETIVO: 2013
SEMESTRE: 2     TURMA: 2°     CARGA HORÁRIA: 40 h/a

  2. EMENTA:
Definição de Informática e de Multimídia. Apresentação de hipertexto/hipermídia. Componentes básicos e classificação de sistemas de informação educacionais. Hipertextos na Educação. Autoria plataformas para multimídia, ferramentas de desenvolvimento. Áudio, textos, imagens, gráficos, vídeos e animações. Conceito, estrutura e vantagens de hiperhistórias didático-metodológicas. Projeto e construção de ensino, linguagens e tecnologias para Educação. 

 3 COMPETÊNCIAS E HABILIDADES GERAIS:

- Ler, interpretar e apresentar suas ideias
- Utilizar-se das tecnologias como recurso que possibilitam práticas pedagógicas inovadoras
- Usar as Tecnologias da Informação e da Comunicação com propriedade
- Apresentar propostas inovadoras de ensino e aprendizagem
- Formar redes colaborativas do conhecimento

 4. OBJETIVOS GERAIS: 

 • Desenvolver competências e habilidades necessárias para utilização de novas tecnologias como ferramenta estratégica de promoção da aprendizagem.
 • Construir uma visão geral sobre os conceitos básicos que fundamentam a aplicação da informática como ferramenta inovadora no ensino e na aprendizagem de conteúdos socialmente construídos.
.  Planejar, construir e utilizar recursos que devem favorecer o processo de ensino e aprendizagem

 5. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: 

 I UNIDADE 

• História da Informática
• Evolução do código WEB
• Sistema de Informações e inovação Tecnológica .
• Hardware e Software .
• TICs na educação no Brasil .
• Sistema de Informações Educacionais
• Informática e multimídia
 
 II UNIDADE

• Hipertexto/hipermídia
• Hipertextos na Educação
• Áudio, textos, imagens, gráficos, vídeos e animações
• Conceito, estrutura e vantagens de hiperhistórias didático-metodológicas
• Projeto de ensino, linguagens e tecnologias para educação
  - As redes Sociais a favor da aprendizagem
  - Twitter para ensinar literatura

 III UNIDADE 

• Oficinas:
  - Blog em Blogger
  - Produção de vídeo com movie Maker
  - Produção de hipertexto com Power Point
• A internet
- Jogos educativos

 6. RELAÇÕES INTERDISCIPLINARES (HORIZONTAL E VERTICAL): 

 Relação Interdisciplinar no semestre: 

• História da Educação
• Filosofia da Educação
• Soci9ologia da Educação

 Relação Interdisciplinar no curso: 

• Língua Portuguesa
• Matemática
• História
• Antropologia Cultural
• Metodologia Científica
• Didática
• Planejamento e as Práticas do 4° Período
 
7. METODOLOGIA: 

• Aula expositiva dialogada
• Desenvolvimento de Seminários
• Interações em ambientes colaborativos on-line
• Desenvolvimento de oficinas
• Realização de pesquisa nos site de busca para investigar os recursos tecnológicos disponibilizados para as atividades de ensino, a sua aplicação e contribuição pedagógica

 8. SISTEMA DE AVALIAÇÃO: 

 A avaliação das atividades será efetuada de acordo com a legislação vigente e as normas estabelecidas pela IES. As atividades desenvolvidas se constituirão os instrumentos de avaliação, além de:

 Presença efetiva nas aulas;
 Comprometimento com realizações de leituras e fundamentação teórica pertinente ao componente curricular;;
 Postura de investigação ao longo de todas as atividades desenvolvidas
 Qualidade na produção escrita;
 Sensibilidade e esforço para cumprir as tarefas solicitadas;
 Qualidade da apresentação dos materiais;

 A aprovação do aluno em Educação, Linguagens e Informática, dar-se-á mediante o cumprimento das atividades avaliativas e média final igual ou superior a 7,0 (sete)

 9. BIBLIOGRAFIA: 

 9.1 BÁSICA 

MORAES, Raquel de Almeida. Informática na educação. Rio de Janeiro : DP&A, 2005.

CARNEIRO, Raquel. Informática na educação: representações sociais do cotidiano. São Paulo : Cortez, 2002.

TEDESCO, Juan Carlos. Educação e novas tecnologias: esperança ou incerteza? São Paulo : Cortez, 2008.

9.2 COMPLEMENTAR

BABIN, P. and M-F. Kouloumdjian (1989) Os novos modos de compreender: a geração audiovisual e do computador. Edições Paulinas : São Paulo, 2010.

FANTIN, M; RIVOTELLA, P.C. Crianças na era digitaldesafios da comunicação e da educação. In Revista Estudos Universitários. Sorocaba, v.36, n.1 jun. 2010 (pp89-104)

PRETTO, N. D. L. (1999). Politicas públicas educacionais: dos materiais didáticos as multimídeas. Reunião Anual da AANPED'99, Caxambu/MG, ANPEd.

Infância e Cibercultura: como educar a geração que já nasceu no mundo digital. Revista Pátio Educação infantil. Ano IX. Jul/Set 2011. Número 28.

11 de ago. de 2013

A Origem do Dia dos Pais

Bom dia, meus amores!

origem do dia do pai ou dia dos pais é muito anterior a nossa era atual, diferente das demais datas comemorativas que foram criadas para ajudar  o comércio, o dia dos pais era comemorado na antiga Babilônia. 

Segundo a Enciclopédia Livre Wikipédia, o Dia dos Pais teve sua origem na antiga Babilônia, há mais de 4 mil anos. Um jovem chamado Elmesu moldou e esculpiu em argila o primeiro cartão que desejava sorte, saúde e longa vida a seu pai. A tradição permaneceu e foi levada adiante por diversos povos e civilizações.


O DIA DOS PAIS NO BRASIL
O dia dos pais é comemorado ao redor do mundo em datas diferentes, aqui no Brasil ficou definido que todo segundo domingo do mês de agosto é o Dia dos Pais, uma data estrategicamente escolhida por ser um mês sem nenhuma data comemorativa.

No Brasil, a idéia de comemorar esta data partiu do publicitário Sylvio Bhering e foi festejada pela primeira vez no dia 14 de Agosto de 1953, dia de São Joaquim, patriarca da família.
Sua data foi alterada para o 2º domingo de agosto por motivos comerciais, ficando diferente da americana e européia. 

Em outros países

Pelo menos onze países também comemoram o Dia dos Pais à sua maneira e tradição.

Na ItáliaEspanha e Portugal, por exemplo, a festividade acontece no mesmo dia de São José, 19 de março. Apesar da ligação católica, essa data ganhou destaque por ser comercialmente interessante.

Reino Unido - No Reino Unido, o Dia dos Pais é comemorado no terceiro domingo de junho, sem muita festividade. Os ingleses não costumam se reunir em família, como no Brasil. É comum os filhos agradarem os pais com cartões, e não com presentes.

Argentina - A data na Argentina é festejada no terceiro domingo de junho com reuniões em família e 
presentes.

Grécia - Na Grécia, essa comemoração é recente e surgiu do embalo do Dia das Mães. Lá se comemora o Dia dos Pais em 21 de junho.

Portugal - A data é comemorada no dia 19 de março, mesmo dia que São José. Surgiu porque é comercialmente interessante. Os portugueses não dão muita importância para essa comemoração.

Canadá - O Dia dos Pais canadense é comemorado no dia 17 de junho. Não há muitas reuniões familiares, porque ainda é considerada uma data mais comercial.

Alemanha - Na Alemanha não existe um dia oficial dos Pais. Os papais alemães comemoram seu dia no dia da Ascensão de Jesus (data variável conforme a Páscoa) . Eles costumam sair às ruas para andar de bicicleta e fazer piquenique.

Paraguai - A data é comemorada no segundo domingo de junho. Lá as festas são como no Brasil, reuniões em família e presentes.

Peru - O Dia dos Pais é comemorado no terceiro domingo de junho. Não é uma data muito especial para eles.

Austrália- A data é comemorada no segundo domingo de setembro, com muita publicidade.

África do Sul - A comemoração acontece no mesmo dia do Brasil, mas não é nada tradicional.

Rússia - Na Rússia não existe propriamente o Dia dos Pais. Lá os homens comemoram seu dia em 23 de fevereiro, chamada de "o dia do defensor da pátria" (Den Zaschitnika Otetchestva). 

Independente do seu lado comercial, é uma data para ser muito comemorada, nem que seja para dizer um simples "EU TE AMO PAI"

Para saber mais:


A Origem do Dia dos Pais

Bom dia, meus amores!

origem do dia do pai ou dia dos pais é muito anterior a nossa era atual, diferente das demais datas comemorativas que foram criadas para ajudar o comércio, o dia dos pais era comemorado na antiga Babilônia. 

Segundo a Enciclopédia Livre Wikipédia, o Dia dos Pais teve sua origem na antiga Babilônia, há mais de 4 mil anos. Um jovem chamado Elmesu moldou e esculpiu em argila o primeiro cartão que desejava sorte, saúde e longa vida a seu pai. A tradição permaneceu e foi levada adiante por diversos povos e civilizações.

O DIA DOS PAIS NO BRASIL

O dia dos pais é comemorado ao redor do mundo em datas diferentes, aqui no Brasil ficou definido que todo segundo domingo do mês de agosto é o Dia dos Pais, uma data estrategicamente escolhida por ser um mês sem nenhuma data comemorativa.

No Brasil, a idéia de comemorar esta data partiu do publicitário Sylvio Bhering e foi festejada pela primeira vez no dia 14 de Agosto de 1953, dia de São Joaquim, patriarca da família.
Sua data foi alterada para o 2º domingo de agosto por motivos comerciais, ficando diferente da americana e européia. 

Em outros países

Pelo menos onze países também comemoram o Dia dos Pais à sua maneira e tradição.

Na Itália, Espanha e Portugal, por exemplo, a festividade acontece no mesmo dia de São José, 19 de março. Apesar da ligação católica, essa data ganhou destaque por ser comercialmente interessante.

Reino Unido - No Reino Unido, o Dia dos Pais é comemorado no terceiro domingo de junho, sem muita festividade. Os ingleses não costumam se reunir em família, como no Brasil. É comum os filhos agradarem os pais com cartões, e não com presentes.

Argentina - A data na Argentina é festejada no terceiro domingo de junho com reuniões em família e 
presentes.

Grécia - Na Grécia, essa comemoração é recente e surgiu do embalo do Dia das Mães. Lá se comemora o Dia dos Pais em 21 de junho.

Portugal - A data é comemorada no dia 19 de março, mesmo dia que São José. Surgiu porque é comercialmente interessante. Os portugueses não dão muita importância para essa comemoração.

Canadá - O Dia dos Pais canadense é comemorado no dia 17 de junho. Não há muitas reuniões familiares, porque ainda é considerada uma data mais comercial.

Alemanha - Na Alemanha não existe um dia oficial dos Pais. Os papais alemães comemoram seu dia no dia da Ascensão de Jesus (data variável conforme a Páscoa) . Eles costumam sair às ruas para andar de bicicleta e fazer piquenique.

Paraguai - A data é comemorada no segundo domingo de junho. Lá as festas são como no Brasil, reuniões em família e presentes.

Peru - O Dia dos Pais é comemorado no terceiro domingo de junho. Não é uma data muito especial para eles.

Austrália- A data é comemorada no segundo domingo de setembro, com muita publicidade.

África do Sul - A comemoração acontece no mesmo dia do Brasil, mas não é nada tradicional.

Rússia - Na Rússia não existe propriamente o Dia dos Pais. Lá os homens comemoram seu dia em 23 de fevereiro, chamada de "o dia do defensor da pátria" (Den Zaschitnika Otetchestva). 

Independente do seu lado comercial, é uma data para ser muito comemorada, nem que seja para dizer um simples "EU TE AMO PAI"

Para saber mais:

8 de ago. de 2013

Volta às Aulas...

Amáveis estudantes e amigos!!!

Saudadesssssssss

Estou de volta às  minhas atividades docentes nas Faculdades Integradas de Patos/FIP. Neste semestre, estarei ministrando Educação, Linguagens e Tecnologias; Práticas da Matemática na Educação Infantil e Estágio Supervisionado III. Continuarei Coordenando o Estágio Supervisionado dos Cursos de Pedagogia, Letras, História e Geografia. 
Depois das férias, retorno com bastante  disposição e entusiasmo. 
Retorno também os posts no blog e espero continuar contando com o apoio de estudantes e amigos seguidores, por ser este um espaço nosso.

Estudantes do 2º Período de Pedagogia das FIP, matriculados na Disciplina de Educação, Linguagens e Tecnologias:

                                    Allana Venancio Costa
                                 Ana Karla Azevedo Oliveira
                                   Cícero Rodolfo dos Santos Felix
                                 Cidcley Medeiros Araújo
                           Edna Ruanna Silva de Araújo
                                Fernanda Beatriz Felipe Santiago
                                  Francisca Paula Mendes de Sousa
                              Francisco Paulino Gomes Filho
                                 Francivaldo Medeiros Freires
                            Helena Rayane Barbosa de Lacerda
                         Iama dos Santos Souza
                               Janaína Ferreira de Araújo
                       Jennefan Jullyanna da Silva Amorim
                   Jhenniffer Nathanne da Silva Andrade
                     Joseane Lucena da Silva
                   Josivania Juvencio da Silva
                  Leila Fernanda Lucena de Medeiros
                Maria Iara Matias de Oliveira
              Oliolanda da Silva Lima
            Silvania Lucena Alves
           Vagner Veras Mendonsa
        Vivian Soares de Lucena Marinho
            Wanaiza Arruda de Lira
                Wandkátia Lima Queiroz